Você sabe o que é água alcalina? Conheça seus benefícios e hidrate-se.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin


Sabe aquela música que pergunta, aos gritos:“Bebeu água? Tá com sede”? Não é à toa. Nosso corpo é composto de mais de 70% de água e, quando estamos com sede, já estamos levemente desidratados – ou seja, precisando repor água.

Você sabia que a desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce?, Jjá que o organismo “rouba” água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos? E se, ao invés de prejudicar seu organismo privando-o de água, você pudesse aliar esse hábito saudável a outros benefícios que só têm a colaborar para um melhor funcionamento do organismo?

Medindo a qualidade da água

A água própria para consumo humano, chamada de água potável, não pode conter microrganismos patogênicos nem substâncias que representem risco à saúde em níveis superiores aos máximos permitidos pelos órgãos internacionais de saúde. Também não pode apresentar características como gosto, odor ou cor que deixem a água com um aspecto desagradável.

Lembra das aulas de Química? Olha elas sendo úteis para identificarmos a qualidade da água: um dos parâmetros importantes levados em conta nessa análise é o pH. Uma medição de pH revela-se a solução é ácida, neutra ou alcalina. O pH refere-se à medida logarítmica negativa (log) da concentração de íons de hidrogênio H + na solução. O pH é o índice, como um valor que indica o grau de acidez ou alcalinidade da água.

O pH de 7 significa neutralidade. Quando o pH é maior do que 7 a solução é chamada de alcalina. O pH do sangue do corpo humano (7,35 a 7,45) é alcalino. A água que tenha maior acidez (menos do que pH7) do que o corpo humano pode causar “a oxidação”. É por isso que é importante evitar que o nosso corpo se torne ácido e para isso, precisamos nos preocupar com o “processo de redução”. E é aqui onde encontramos um importante ponto a esse respeito: a maioria das águas engarrafadas ou filtradas são ácidas.

  • A água e o pH
  • pH 7 -> neutro
  • pH menor que 7 -> acidez
  • quanto menor o número do pH, mais ácida é a solução aquosa
  • pH maior que 7 -> alcalino

O pH é medido em escala logarítmica, o que significa que com a diminuição de 1 ponto no pH torna a solução 10 vezes mais ácida; da mesma forma, o aumento de 1 ponto representa uma solução 10 vezes mais alcalina. Quando o fluido corporal mantém pH7.4, os germes ou outras bactérias não podem ter acesso ao nosso corpo e à medida que o sistema de defesa normal começa a operar para manter a nossa saúde, a circulação sanguínea pode estar em status estável de resistibilidade e recuperabilidade contra qualquer anomalia no corpo.

A importância do hidrogênio molecular

O hidrogênio molecular é extremamente importante para o organismo, pois tem a capacidade de fazer mudanças positivas ao nível celular. Os movimentos de hormônios e enzimas se tornam mais rápidos e eficazes. Além disso, o  cérebro funciona melhor e de forma que você possa ter respostas mais ágeis. Portanto, beber água rica em hidrogénio é útil e altamente recomendado para se obter benefícios na saúde.

Pesquisas recentes de cientistas mostram que o hidrogênio molecular é um excelente antioxidante, ajudando a aliviar a carga do sistema imunológico. Devido ao seu pequeno tamanho, o hidrogênio molecular pode facilmente e rapidamente alcançar todas as células do nosso corpo, incluindo o cérebro e tecidos de órgãos profundos. Somente o hidrogênio pode passar através das membranas celulares para eliminar livremente radicais criados nas células, atuando em locais onde outros antioxidantes não conseguem alcançar.

Por que é saudável beber água rica em hidrogênio?


A água potável que contém alto nível de hidrogênio é a maneira mais eficaz de ingerir essa molécula. Além disso, o hidrogênio presente na água provou aumentar os níveis de hidratação, saciando a sede até seis vezes mais do que a água comum. Ela também pode melhorar a absorção de suplementos e dos nutrientes dos alimentos, além de promover as propriedades antienvelhecimento do corpo e ajudar o cérebro a funcionar melhor.

Se como esses benefícios já não bastassem, tem mais: a água alcalina ajuda a remover as impurezas do nosso corpo, melhorando a qualidade de células e órgãos. Ajuda a regular a pressão sanguínea para manter o melhor desempenho, como também previne o aparecimento de sintomas de artrite e reduz até a ocorrência de dores de cabeça.

E o que faz bem pro interior do corpo, também deixa nossa pele melhor, permitindo sua completa hidratação, mantendo a qualidade e afastando o surgimento ou acentuação de marcas de expressão e rugas. Até os cabelos também ganham em força, já que os folículos capilares recebem uma maior hidratação. Então, vamos matar a sede e ainda potencializar nosso organismo?

Queremos facilitar os cuidados com a saúde no dia a dia das pessoas, e com isso mudar suas vidas, não somente na saúde física, mas também emocional e financeira.

Através de produtos e serviços que promovam o bem estar do ser humano, eliminando os elementos complicadores, assim como da geração de conteúdos relevantes para ampliar o conhecimento sobre a saúde.

Último Artigos

O ritmo da vida moderna nos faz bem?

A vida moderna é cansativa e altamente desgastante para a sua vida? Você já sentiu esgotado ou desnorteado com tanta informação vinda de todas as direções?

VER MAIS »

10 dicas para uma alimentação saudável.

Já sei: você já vai começar a ler esse texto querendo uma receita mágica para comer bem, com todos os nutrientes que nosso corpo precisa para se manter, sem abrir mão daquela guloseima ou daquele outro prato que você “se acaba” de tanto comer. É possível?

VER MAIS »

Curta nossa página!

© Nateev . Feito com ♥ por Agência Primage